Apresentação
O projecto tem como objectivo desenvolver um robot capaz de adquirir dados, gerar e planear trajectórias, de forma a navegar autonomamente em cenários tipicamente indoors. Embora apenas se pretenda demonstrar o conceito introduzido por esta nova arquitectura, as aplicações desta plataforma abrangem diversas áreas, desde a vigilância activa até ao auxílio no transporte de materiais. A riqueza e complexidade deste projecto abrangem muitos dos assuntos leccionados no curso e levou à realização de trabalho a diversos níveis: montagem de uma estrutura mecânica operacional, desenvolvimento de hardware/software para controlo e comunicação via rádio e criação de algoritmos de alto nível para navegação e aquisição do ambiente envolvente.
O protótipo em desenvolvimento, designado de Terrestrial Hybrid Operational Robot (THOR), consiste num robot completamente autónomo, com a possibilidade de alternar entre dois modos de locomoção distintos. Combinados, estes dois modos possibilitam a navegação em ambientes minimamente estruturados, onde os obstáculos podem ser agrupados em três classes: degraus, rampas e terreno suave.
A origem do nome do robot, proveio da sua semelhança a um martelo.
Na realidade, THOR é o Deus Trovão da mitologia nórdica, filho de Odin, que utilizava como arma um "martelo mágico" que libertava poderosos trovões e regressava à sua mão depois de ser atirado.