Fixando Duas Coordenadas

Supondo que se tem duas câmaras (centro de projecção em p1 e q1) e duas imagens das quais se conhece a correspondência de cada pixel com um ponto submerso.4.6 Fixando um par $ \left[\vphantom{\begin{array}{ccccccc}x & y\end{array}}\right.$$ \begin{array}{ccccccc}x & y\end{array}$$ \left.\vphantom{\begin{array}{ccccccc}x & y\end{array}}\right]$ e fazendo variar z, pode-se definir a função pi(z) = $ \left[\vphantom{\begin{array}{ccccccc}x & y &z\end{array}}\right.$$ \begin{array}{ccccccc}x & y &z\end{array}$$ \left.\vphantom{\begin{array}{ccccccc}x & y &z\end{array}}\right]^{T}_{}$ e os versores $ \hat{{v}}_{1}^{}$(z) e $ \hat{{w}}_{1}^{}$(z) (que unem o ponto p1 ao ponto pi(z) e o ponto q1 ao ponto pi(z), respectivamente como representado na figura 4.2.3):
Figura: Estimação do interface fixando duas coordenadas.
\begin{figure}\center
\input{fixando_2_coordenadas.pstex_t}\end{figure}

$\displaystyle \hat{{v}}_{1}^{}$(z) = $\displaystyle {\frac{{\mathbf{p_i}(z) - \mathbf{p_1}}}{{\Vert \mathbf{p_i}(z) - \mathbf{p_1}\Vert}}}$    
$\displaystyle \hat{{w}}_{1}^{}$(z) = $\displaystyle {\frac{{\mathbf{p_i}(z) - \mathbf{q_1}}}{{\Vert \mathbf{p_i}(z) - \mathbf{q_1}\Vert}}}$    

Como se supõe que se conhece a correspondência de cada pixel em cada imagem a um ponto submerso, p2 e q2 (pontos submersos correspondentes aos pares (p1$ \hat{{v}}_{1}^{}$) e (q1$ \hat{{w}}_{1}^{}$), respectivamente) são também funções de z. Assim são também funções de z os versores que unem pi a p2 e q2:

$\displaystyle \hat{{v}}_{2}^{}$(z) = $\displaystyle {\frac{{\mathbf{p_2}(z) - \mathbf{p_i}(z)}}{{\Vert \mathbf{p_i}(z) - \mathbf{p_2}(z)\Vert}}}$    
$\displaystyle \hat{{w}}_{2}^{}$(z) = $\displaystyle {\frac{{\mathbf{q_2}(z) - \mathbf{q_i}(z)}}{{\Vert \mathbf{q_i}(z) - \mathbf{q_2}(z)\Vert}}}$    

usando a equação 4.2.3 obtêm-se duas orientações possíveis para o interface ( up e uq), uma para cada imagem, ambas em função de z. O objectivo é encontrar z para o qual as duas orientações sejam iguais. Dado que apenas se dispõe de um conjunto discreto de z possíveis (dada a natureza discreta das imagens) pode-se usar técnicas de interpolação e de regressão de forma a minimizar o ruído. O problema pode ainda ser formulado como um problema de optimização:

z* = arg$\displaystyle \underset{z}{\textrm{min}}$  $\displaystyle \Theta$$\displaystyle \left(\vphantom{\mathbf{u_p}\left(z\right), \mathbf{u_q}\left(z\right)}\right.$up$\displaystyle \left(\vphantom{z}\right.$z$\displaystyle \left.\vphantom{z}\right)$,uq$\displaystyle \left(\vphantom{z}\right.$z$\displaystyle \left.\vphantom{z}\right)$$\displaystyle \left.\vphantom{\mathbf{u_p}\left(z\right), \mathbf{u_q}\left(z\right)}\right)$

onde $ \Theta$( . , . ) devolve o ângulo entre os dois vectores que aceita como argumentos, ou seja

$\displaystyle \Theta$(a,b) = arccos$\displaystyle \left(\vphantom{\frac{<\mathbf{a},\mathbf{b}>}{\Vert \mathbf{a} \Vert\cdot\Vert\mathbf{b}\Vert}}\right.$$\displaystyle {\frac{{<\mathbf{a},\mathbf{b}>}}{{\Vert \mathbf{a} \Vert\cdot\Vert\mathbf{b}\Vert}}}$$\displaystyle \left.\vphantom{\frac{<\mathbf{a},\mathbf{b}>}{\Vert \mathbf{a} \Vert\cdot\Vert\mathbf{b}\Vert}}\right)$

Em particular, sabe-se que o mínimo global (do problema não discretizado) tem custo nulo. Repetindo o método anterior para uma grelha de pontos x e y, obtém-se uma amostragem da superfície do interface.

É ainda possível encontrar uma solução global construindo um volume de erros

e(x, y, z) = $\displaystyle \Theta$$\displaystyle \left(\vphantom{\mathbf{u_p^{(x,y)}}(z), \mathbf{u_q^{(x,y)}}(z)}\right.$up(x, y)(z),uq(x, y)(z)$\displaystyle \left.\vphantom{\mathbf{u_p^{(x,y)}}(z), \mathbf{u_q^{(x,y)}}(z)}\right)$

e aplicar um algoritmo de programação dinâmica a dois passos como descrito em [9], de forma a encontrar a superfície z = S(x, y) neste espaço tridimensional que minimize, por exemplo, $ \sum_{{x,y}}^{}$$ \left(\vphantom{e^{(x,y,S(x,y))}}\right.$e(x, y, S(x, y))$ \left.\vphantom{e^{(x,y,S(x,y))}}\right)^{2}_{}$


Ricardo 2004-11-06