Modelos 3D a partir de Video
Objectivos:
Desenvolvimento de um sistema
automático para reconstrução tridimensional a
partir
de sequências de video.
Descrição:
Passeia-se uma camara de video
por um ambiente estático. Pretende-se determinar a geometria 3D
do ambiente (e o movimento 3D da camara) a partir da sequência de
video observada. O movimento da camara induz movimento no padrão
de intensidade das imagens ao longo da sequência de video. As
projecções
no plano da imagem de pontos em diferentes posições no
espaço
3D movem-se de diferentes maneiras. Assim, a fonte de
informação
a utilizar para recuperar a estrutura 3D do ambiente e o movimento 3D
da
camara será o movimento 2D do padrão de intensidade no
plano
da imagem. O trabalho a realizar engloba então duas partes
distintas:
Depois de determinada a
estrutura
3D do ambiente, podem-se gerar novas vistas (correspondentes a imagens
que não foram observadas na sequência de video original).
Orientação automática na Baixa Pombalina
Objectivos:
Estudo do problema da
orientação
a partir de uma imagem e implementação de um algoritmo de
orientação automática num ambiente estruturado.
Descrição:
Uma cena típica num
ambiente
interior ou exterior urbano contem diversas linhas orientadas segundo
três
direcções ortogonais (eixos X, Y e Z). Neste trabalho
pretende-se
utilizar essa característica para estimar a
orientação
da câmara em relação ao referencial (X,Y,Z) a
partir
de uma só imagem.
Em vez de seguir uma estratégia baseada na determinação a priori de linhas de contorno (tarefa difícil e computacionalmente pesada), utilizar-se-á uma abordagem Bayesiana.Cada pixel da imagem é modelizado como pertencendo a um de cinco sub-modelos:
Projecto "Manhattan World" no Smith-Kettlewell Eye Research Institute para mais detalhes
Meta Video
Objectivos:
Desenvolvimento de um sistema
automático de análise de video com base numa (meta)
representação
composta por um cenário e objectos rígidos em movimento.
Descrição:
Este trabalho trata videos com
uma estrutura particular descrita por um cenário (o fundo) e
objectos
rígidos em movimento (em frente do fundo).
Dada uma sequência de video, pretende-se extrair de forma automática estes elementos constituintes.
Um problema crucial nesta tarefa de análise de video é a segmentação dos objectos. Este trabalho centrar-se-á justamente no problema da segmentação automática de um objecto rígido em movimento. Para determinar a silhueta do objecto, utilizar-se-ão as três pistas disponíveis de acordo com o modelo descrito:
Voz Digital: comunicação acústica aérea
Objectivos:
Desenvolvimento de um sistema
de comunicação acústica aérea utilizando as
colunas e microfones de computadores pessoais correntes.
Descrição:
O meio de
comunicação
previlegiado pelo ser humano é a fala, utilizando o canal
acústico
aéreo. Neste trabalho pretende-se utilizar o mesmo canal para
comunicação
digital entre máquinas. O trabalho consiste no projecto e
implementação
de um modulador e um detector que devem ser testados com sinais reais
emitidos
e recebidos por dispositivos de uso corrente, como microfones e colunas
de computadores pessoais. Em vez de implementar cegamente
métodos
de modulação conhecidos, pretende-se que as mensagens
moduladas
sejam bem toleradas, ou até apreciadas, por pessoas que
partilham
o canal acústico aéreo com as máquinas. Por
exemplo,
podem-se usar sinais constituídos por conjuntos de
frequências
puras, harmonicamente relacionadas, em diferentes tonalidades.
Requisitos:Interesse por comunicações e conhecimentos básicos de música (harmonia).
Observações:Este
trabalho é integrado num projecto de cooperação
com
o Xerox Palo Alto Research
Center,
California, USA. Caso haja interesse, pode incluir
realização
de estágio de curta duração nessa
instituição.
Imagens panorâmicas
Objectivos:
Desenvolvimento de um sistema
automático de construção de imagens
panorâmicas
a partir de sequências de video.
Descrição:
Uma imagem pode ser
interpretada
como uma vista parcial de um cenário mais vasto.
Neste trabalho pretende-se determinar esse cenário (uma imagem panorâmica) a partir de uma sequência de imagens de video.
Os dois passos essenciais do trabalho são:
Interpretação automática de esboços
Objectivos:
Conceber e implementar um
sistema
de análise automática de esboços. Dado um
esboço
de carácter geométrico (por exemplo, uma planta de uma
casa),
pretende-se passar para uma descrição de alto
nível
(vectorial) do mesmo.
Descrição:
A interpretação
de desenhos é uma tarefa bastante fácil para observadores
humanos. Por exemplo, é fácil identificar um cubo, mesmo
que esboçado de forma muito grosseira. Neste trabalho
pretende-se
realizar um sistema que implemente esta capacidade para a classe
restrita
de desenhos lineares de formas geométricas e caracteres
manuscritos.
Uma aplicação óbvia consiste em transformar um
esboço
de uma planta de uma casa, para uma planta "passada a limpo", como
ilustrado
em baixo.
Entrada: esboço de uma planta
Saída: planta produzida a partir da descrição vectorial