Proposta de dissertação

Semestre de inverno 2007/2008

LEEC 2003   |    LE 2003   |    MEE 2006   |    MEEC 2006
[ISR][IST]

Transcrição automática de música para pauta

Enquadramento

A computação olha usualmente para a música de dois pontos de vista distintos: do ponto de vista da notas (p.ex. MIDI), ou do ponto de vista do som (p.ex. sampler). A passagem de notas para som faz uso de sintetizadores por software, enquanto que a passagem pelo caminho inverso é um problema bastante mais complicado. Contudo, na área de processamento de sinais é possível encontrar um vasto número de técnicas sofisticadas -- por exemplo, wavelets, cepstrum -- que potencialmente poderão ser usadas para detecção de notas musicais.

Objectivos

O desenvolvimento de um programa capaz de transcrever automaticamente trechos de música para notas numa pauta, usando técnicas de processamento de sinais.

Descrição

A transcrição automática de trechos musicais é um desafio interessante com um variado número de problemas a resolver: a detecção de inicio e fim de cada nota, a sincronização com o tempo, a separação dos vários timbres e a separação das notas do mesmo timbre, quando o instrumento em causa é polifónico. Este trabalho pretende integrar o uso de ferramentas estabelecidas de processamento de sinais. O decurso do trabalho será conduzido por várias fases de complexidade crescente: começando por detecção de notas monofónicas e separadas no tempo, e introduzindo complexidade crescente (sincronização com o tempo, polifonia, etc.) Uma potencial aplicação para um sistema deste tipo é um motor de procura web para temas musicais: o utilizador assobia algumas notas do tema, e o computador responde com uma lista de candidatos, ordenados por uma medida de relevância.

Requisitos

Conhecimentos sólidos na área de processamento de sinais. Motivação para aprender técnicas state-of-the-art. Conhecimentos elementares de teoria musical. Gosto por combinar tecnologia e música.

Resultado esperado

Um sistema que permita a transcrição, se possível em tempo real, de um trecho musical arbitrário. A título de demonstração, pretende-se que o sistema seja capaz de, ouvindo alguém a assobiar um tema, escrever uma pauta de música com as notas.