Intersecção de Duas Rectas Descritas Parametricamente

Considere-se agora o problema de encontrar a intersecção de duas rectas num espaço N dimensional com a possibilidade de existência de erros nos parâmetros. Pretende-se portanto encontrar o ponto médio do segmento de recta mais curto que una um ponto em cada recta. Se supormos que cada recta é parametrizada por

r(t) = p + tv

onde p é um ponto N dimensional e v é um vector também N dimensional. O funcional de custo a minimizar de forma a achar t1 e t2 é portanto

E = $\displaystyle \Vert$r1(t1) - r2(t2)$\displaystyle \Vert$ = $\displaystyle \sum_{{l=1}}^{N}$$\displaystyle \left(\vphantom{ p_1^l+t_1v_1^l-p_2^l-t_2v_2^l }\right.$p1l + t1v1l - p2l - t2v2l$\displaystyle \left.\vphantom{ p_1^l+t_1v_1^l-p_2^l-t_2v_2^l }\right)^{2}_{}$

Uma vez mais é condição necessária e, para este funcional de custo, suficiente de optimalidade

$\displaystyle {\frac{{\partial E}}{{\partial t_i}}}$ = 2$\displaystyle \sum_{{l=1}}^{N}$vil$\displaystyle \left(\vphantom{ p_1^l+t_1v_1^l-p_2^l-t_2v_2^l }\right.$p1l + t1v1l - p2l - t2v2l$\displaystyle \left.\vphantom{p_1^l+t_1v_1^l-p_2^l-t_2v_2^l }\right)$ = 0    i = 1,  2

Esta equação têm a interpretação geométrica de o segmento de recta que une as duas rectas ter que ser perpendicular a cada uma delas. A equação pode ser escrita em forma matricial usando o produto interno usual $ \langle$ . , . $ \rangle$:

$\displaystyle \begin{bmatrix}
\langle \mathbf{v_1},\mathbf{v_1}\rangle & -\lang...
..._1},\mathbf{v_2}\rangle &\langle \mathbf{v_2},\mathbf{v_2}\rangle
\end{bmatrix}$$\displaystyle \begin{bmatrix}
t_1\\  t_2
\end{bmatrix}$ = $\displaystyle \begin{bmatrix}
\langle \mathbf{v_1},\mathbf{p_1}-\mathbf{p_2}\ra...
... \\
-\langle \mathbf{v_2},\mathbf{p_1}-\mathbf{p_2}\rangle \\
\end{bmatrix}$

Após resolvido o sistema (que apenas não terá solução caso os vectores sejam paralelos), a solução pretendida vem dada pelo ponto médio do segmento de recta

q = $\displaystyle {\frac{{1}}{{2}}}$$\displaystyle \left(\vphantom{ \mathbf{p}_1 +t_1 \mathbf{v_1} + \mathbf{p}_2 +t_2 \mathbf{v_2} }\right.$p1 + t1v1 + p2 + t2v2$\displaystyle \left.\vphantom{ \mathbf{p}_1 +t_1 \mathbf{v_1} + \mathbf{p}_2 +t_2 \mathbf{v_2} }\right)$

Este q será o nosso ponto tridimensional reconstruído.


Ricardo 2004-11-06