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Proposta de Trabalho Final de Curso 2004/2005 VideoScene:
representação de cenários Orientação: Prof. Orientador: José António
Gaspar Prof. Acompanhante: José
Santos-Victor Objectivo: Desenvolver um sistema de aquisição de imagens panorâmicas, baseado em
uma câmara rotativa, para representação de cenários. O sistema deve permitir
a imersão nos cenários e a inserção de novos objectos ou a geração de novas
perspectivas. Descrição: As actuais capacidades computacionais dos computadores pessoais, junto com
o domínio das metodologias de visão, permitem criar hoje cenários virtuais
que representam com realismo cenários reais. Neste trabalho pretende-se
construir os cenários virtuais utilizando uma câmara de vídeo fixa no extremo
de um braço que roda em torno de um eixo vertical (ver fig.1). Fig.1: Câmara fixa no extremo
de um braço que roda à volta de um eixo. A rotação de 360º da câmara e braço em torno do eixo, permitem obter
informação de paralaxe em relação aos objectos observados no cenário. Serão
estudados modelos geométricos e fotométricos, de forma a combinar as imagens
da sequência de vídeo numa imagem panorâmica. Neste panorama o utilizador
poderá seleccionar uma região (ou deslocá-la com comandos pan-tilt). Os dados
de paralaxe permitem estimar profundidades no cenário e re-sintetizar novas
vistas ou aumentar o cenário com objectos virtuais. Fig.2: Modelo virtual de um
museu. O utilizador pode modificar a direcção de observação com comandos de
pan-tilt. São actualmente numerosas as aplicações de cenários virtuais. Como
exemplos salientam-se a descrição de lugares turísticos ou de interesse
cultural (museus - ver fig.2), a realização de vídeos promocionais de
imobiliário ("real-estate" - ver fig.3) e o teste de soluções
arquitectónicas / ergonomia em espaços públicos ou privados (modificação de
espaços ajardinados e respectivos equipamentos; colocação de mobiliário de
cozinha, sala ou quarto em habitações; etc). Fig.3: Modelo virtual de uma
habitação. O utilizador pode escolher na planta a divisão que deseja ver e
nessa divisão qual a direcção de observação usando comandos pan-tilt. No final do TFC os alunos intervenientes terão enriquecido a sua
experiência nos seguintes campos: * Visão por computador * Geometria dos sistemas de visão * Processamento de imagem Material a usar no trabalho: Câmara de vídeo digital, tripé e (opcional) base/mesa de rotação. Links para empresas que operam na área de criação de cenários virtuais:
Remote reality - www.remotereality.com; Human Eye - www.humaneyes.com. Mais TFCs em visão por
computador no ISR/Vislab: http://omni.isr.ist.utl.pt/~jasv/tfcs/tfc_2004_2005.html |