Gestor de Parque de Estacionamento


Introdução

Parques de estacionamento de grande volume são normalmente excessivamente incómodos para os automobilistas dado que, em situações de grande afluência, se torna difícil encontrar um local disponível. Para além da dificuldade em encontrar um local livre, não é normalmente fácil encontrar um local livre que seja conveniente para o utilizador.

Um dado cliente, que deseje estacionar numa zona perto das instalações específicas para onde se dirige, pode acabar por estacionar o seu automóvel num local excessivamente distante, ao optar pelo primeiro lugar que encontre, dada a inacessibilidade a informação respeitante ao estado presente do parque.


Objectivos

Pretende-se com este trabalho desenvolver um sistema de guiamento dos condutores desde o ponto de entrada num parque de estacionamento até um ponto de estacionamento livre que melhor cumpra os desejos de proximidade a um ponto específico do parque.

O sistema de controlo deverá ser capaz de manter informação actualizada sobre o estado de ocupação do parque assim como, após a entrada de uma nova viatura e posterior indicação de preferência por parte do condutor, ser capaz de identificar um ponto de estacionamento que melhor satisfaça a sua preferência e guiá-lo até esse ponto.

Se bem que a determinação de pontos de estacionamento livres seja relativamente simples, assim como a determinação de um caminho desde a entrada, existem problemas interessantes ao nível da manutenção de consistência da informação ao longo do tempo. Para além destes, colocam-se também problemas relativos ao próprio processo de encaminhamento.

Neste trabalho pretende-se que os alunos implementem algoritmos de manutenção de informação actualizada e determinação das rotas de caminho mais curto entre pontos. Deverá ser desenvolvido um simulador para testar estes algoritmos. O trabalho deverá concluir-se com a implementação de um sistema à escala, através da instalação de um conjunto de sensores e mecanismos electrónicos de encaminhamento numa pista modelo que permita a realização de testes de campo. Também se pretende que os alunos desenhem um projecto de instalação de um sistema de tamanho real.


Requisitos e descrição do projecto

Este trabalho destina--se a um grupo de três alunos, os quais deverão ter uma formaçã sólida em Electrónica e Processamento de Sinais. É também desejável alguma familiarizaçã com a área da Optimizaçã e Algoritmos.

As principais etapas do projecto são as seguintes:
o Familiarização com o problema;
o Familiarização com metodologias de solução;
o Desenho de uma arquitectura de controlo e processamento de informação;
o Implementação de algoritmos de recolha e manutenção de informação;
o Implementação de algoritmos de encaminhamento;
o Desenho e implementação de um simulador de acontecimentos discretos que permita o teste dos algoritmos;
o Desenho e implementação de um parque miniatura com incorporação de sensores e mecanismos de encaminhamento;
o Projecto de instalação de um sistema de gestão de um parque de estacionamento de tamanho real.
(18)