Controlo de Caudal e Nível numa Rede de Canais e Reservatórios II


Introdução

A água é, sem dúvida nenhuma, um dos recursos estratégicos do século XXI. Nesse sentido, a capacidade de gerir este bem precioso com o objectivo de reduzir desperdícios na sua utilização em geral é crucial. No caso concreto dos sistemas de distribuição de água para rega essa necessidade é ainda mais premente quando se tem em conta as limitações tecnológicas dos sistemas presentemente instalados.

Portugal, com o projecto da barragem do Alqueva, prepara-se para construir uma extensissima rede primária de distribuição de água para rega que exige metodologias de controlo e regulação avançadas. No passado recente realizou-se um primeiro TFC nesta área. Esta proposta de TFC pretende prosseguir o estudo e formação de que esse trabalho foi percursor.


Objectivos

O primeiro TFC realizado nesta área contribuiu para o desenho de observadores e controladores óptimos, assim como para o desenho e implementagco de um simulador do Canal Experimental da Universidade de Évora.

Este segundo TFC visa implementar os observadores e controladores então desenvolvidos no sentido de os colocar a funcionar "in situ". Pretende-se também realizar um conjunto de testes preliminares de avaliação do desempenho por comparação com mecanismos clássicos de controlo, entre outros testes.

Mais concretamente, pretende-se estudar o efeito da redução de sensores no desempenho do sistema, assim como a adaptação do controlador para menor número de troços no canal e a caracterização do ruído dos sensores e sua filtragem com vista ao estudo do dimensionamento de controladores clássicos incorporando efeitos derivativos.

Requisitos e descrição do projecto

Este trabalho destina--se a um grupo de um/dois alunos, os quais deverão ter uma formação sólida em Programação e Controlo de Sistemas. É também desejável alguma familiarização com a área da Optimização e Algoritmos.

As principais etapas do projecto são as seguintes:
o Familiarização com o problema;
o Familiarização com o Canal Experimental de Évora;
o Definição da arquitectura de controlo a implementar no canal;
o Implementação do controlador nas instalações;
o Testes de desempenho;
(18)