Controlo de inventário para múltiplos produtos II


Introdução

Sistemas de fabrico constituídos por mais que uma máquina com limites de capacidade possuem políticas de controlo de produção difíceis de determinar e de definir. Muitos autores recorrem a políticas sub-óptimas de simples caracterização para controlo destes sistemas. Em muitos casos estas políticas sub-óptimas são directamente derivadas das políticas óptimas para sistemas com uma única máquina e um só produto. Estudos recentes (Re-entrant Flow Lines (Inglês), tese de doutoramento de Carlos Bispo, Set. 97) apontam para classes mais ricas de políticas de controlo de inventário do que as simples políticas de inventário de base (``base stock'').

O problema destas políticas mais ricas reside na determinação dos valores óptimos para os parâmetros que as caracterizam assim como uma efectiva análise comparativa de desempenho relativamente às políticas comumente usadas, já que muitos autores não propõem métodos sistemáticos robustos e generalizáveis para essa determinação.

As técnicas de perturbação infinitesimal suportadas em simulação são um importante meio de optimização com utilizações cada vez mais disseminadas que permitem o estabelecimento de metodologias sistemáticas para a determinação de parâmetros óptimos para uma grande diversidade de problemas.


Objectivos

Pretende-se com este trabalho implementar um algoritmo de optimização suportado em simulação que permita testar um conjunto diversificado de políticas de controlo para sistemas de fabrico produzindo múltiplos produtos. Este trabalho consiste na continuação de um outro TFC realizado no ano lectivo de 1998/99 entitulado Controlo de Inventário para Múltiplos Produtos.

Os sistemas de fabrico a estudar caracterizam-se por possuir um conjunto de máquinas em série, cada uma delas com capacidade finita, produzindo múltiplos produtos para os quais existe uma procura externa aleatória.

Pretende-se generalizar o estudo a situações em que as máquinas avariam, produzem aleatoriamente peças defeituosas, possuem capacidades estocásticas e para sistemas onde o fluxo de produção não seja do tipo série, nomeadamente para sistemas re-entrantes.


Requisitos e descrição do projecto

Este trabalho destina--se a um grupo de dois alunos, os quais deverão ter uma formação sólida em Programação e Controlo de Sistemas. É também desejável alguma familiarização com a área da Optimização e Algoritmos.

As principais etapas do projecto são as seguintes:
o Familiarização com o problema;
o Familiarização com metodologias de solução;
o Definição de políticas sub-óptimas de controlo de produção/inventário com partilha de capacidade;
o Desenho e implementação de um simulador;
o Desenho e implementação de algoritmos de optimização suportados em simulação;
o Teste comparativo de políticas alternativas de controlo de produção/inventário para sistemas produzindo múltiplos produtos.
(18)